Um tímpano perfurado ocorre quando a “pelezinha” que cuida da orelha se rasga. Normalmente, o ouvido melhora por conta própria, mas se essa “pelezinha” não se consertar sozinha, pode ser preciso tomar remédio ou fazer uma operação.
O que acontece quando o tímpano está furado?
O tímpano é como uma cortina fina que separa as partes dentro da orelha. Ele protege a orelha do lado de dentro e do lado de fora contra coisas ruins. Às vezes, essa cortina fina pode ficar com um buraco, e aí chamamos isso de tímpano furado.
Normalmente, o buraco no tímpano se cura sozinho em algumas semanas. Em alguns casos raros, pode ser preciso tomar remédios ou fazer um conserto no tecido.
O que faz o tímpano furar?
O tímpano pode furar devido a barulhos muito altos, quando algo é colocado no ouvido, por golpes fortes, infecções frequentes ou mudanças rápidas de pressão, como em viagens de avião.
Normalmente, as crianças têm mais chance de ter o tímpano furado por infecções frequentes no ouvido. Nos adultos, é mais comum que isso aconteça por causa de ferimentos. Para proteger o tímpano, é melhor não colocar nada no ouvido, especialmente cotonetes, e tratar bem as infecções no ouvido.
Como descobrir se o tímpano está furado?
A confirmação de que o tímpano está furado só acontece quando o médico faz um exame clínico.
Sinais de tímpano perfurado
Os principais sinais de tímpano furado são:
- Dor de ouvido forte que vai embora rápido;
- Sensação de ouvido tampado com perda parcial da audição;
- Zumbido;
- Líquido com pus ou sangue saindo (não é tão comum).
Como recuperar o tímpano rompido?
O primeiro cuidado é evitar que entre água na orelha, porque pode dificultar a recuperação. Se o rompimento da membrana tiver sido causado por otite,é necessário tratá-la, o que normalmente é feito com o uso de antibióticos.
Se a causa for um trauma, o tímpano tende a se recuperar sozinho. Se isso não ocorrer, é necessário um procedimento cirúrgico simples (timpanoplastia), em que um pequeno enxerto é colocado sobre o furo na membrana. A recuperação é rápida e indolor.
Pessoas que nadam e que viajam
Durante a natação, o ouvido pode ser machucado se a pressão não for ajustada corretamente, ou seja, se você descer muito rápido na água. Isso pode causar um ferimento no ouvido chamado burotrauma.
Ao viajar de avião, a pressão pode prejudicar o ouvido se a pessoa estiver com dor no ouvido ou com o nariz muito entupido. Por isso, se você recentemente machucou o ouvido, é importante consultar um médico antes de viajar de avião.