O estudo para ver se a vacina contra a dengue funciona em adultos começou hoje em Barra de Guaratiba, no oeste da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, estão trabalhando juntos nisso. Eles querem decidir se devemos usar essa vacina para mais pessoas no futuro. A vacina que estão usando se chama Qdenga e é feita por uma empresa chamada Takeda, que é do Japão.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pesquisa nova no Sistema Único de Saúde (SUS) é muito importante para lutar contra a dengue e também é muito importante para a ciência. No total, vão vacinar 20 mil pessoas com idades entre 18 e 40 anos na área de Guaratiba, desde que estejam registradas em uma das 10 clínicas de saúde da região. A idade limite é até 25 de janeiro de 2024. Não é obrigatório participar e as pessoas serão acompanhadas por dois anos, que é quanto tempo vai durar o estudo.
A área de Guaratiba foi selecionada porque teve mais casos da doença em 2023 e 2024. Além disso, é uma comunidade onde as pessoas não costumam se mudar e todos têm acesso aos serviços de saúde da família.
“Por dois anos, vamos observar essas pessoas e todos os outros moradores de Guaratiba para ver quem pegou dengue ou não e se essa vacina funcionou bem para nossa comunidade”, disse o chefe da saúde da cidade, Daniel Soranz, durante o evento de início do estudo.
De acordo com a pasta, em Guaratiba vivem cerca de 67 mil pessoas com idades entre 18 e 40 anos registradas na Atenção Primária. “Para nossa pesquisa, selecionamos aleatoriamente 20 mil participantes com base no mês de nascimento. Escolhemos os meses de maio, agosto, outubro e novembro. Então, os moradores de Guaratiba (incluindo Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba) nessa faixa etária e nascidos nesses quatro meses estão convidados a participar”, disse a secretaria.
A relação com os nomes e os cinco primeiros números do CPF dos voluntários chamados está lá nos sites de saúde. Funcionários de saúde vão chamar os voluntários através do WhatsApp, telefone ou indo falar com eles pessoalmente. Se você está na lista, também pode ir até o posto de saúde indicado.
Contraindicações
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não vão entrar no estudo mulheres que estão amamentando, grávidas, pessoas com sistema imunológico fraco, aqueles que já tomaram vacina contra a dengue antes, quem teve dengue nos últimos seis meses, quem recebeu transfusão de sangue nos últimos três meses ou quem teve alguma reação alérgica a algum ingrediente da vacina.
“A secretária disse que se alguém estiver com febre ou tomou outra vacina de vírus vivo recentemente, não poderá participar do estudo por enquanto.”
A vacinação vai acontecer de forma organizada, em etapas. As primeiras pessoas a serem vacinadas são aquelas que estão registradas no Centro de Saúde Mourão Filho, no bairro de Barra de Guaratiba.
Na primeira etapa, as pessoas precisam ir à unidade de saúde em dias específicos que serão avisados. Nesse dia, será retirada uma pequena quantidade de sangue para verificar se já teve algumas doenças, como dengue ou zika. Depois de tirar o sangue, será aplicada a primeira dose da vacina e, após três meses, a segunda dose.
O Secretário explicou que a vacina já foi aprovada pela Anvisa, foi testada e mostrou que funciona. Agora, estão estudando para ver o quão bem ela funciona e como ela afeta as pessoas no Brasil. Esses estudos são importantes sempre que uma nova vacina é usada.