Nesta quinta-feira (5), os três médicos assassinados por criminosos no Rio de Janeiro e o quarto profissional que ficou ferido no ataque foram lembrados com homenagens no congresso internacional de ortopedia em que participariam.
“Não existem palavras que possam expressar a minha tristeza, o que sinto. Em meu nome, em nome do Mifas, e em nome da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Pé (ABTPé), gostaríamos de transmitir nossas condolências às famílias e amigos.”
Um dos falecidos era da Bahia, enquanto os outros dois, além do médico que permanece hospitalizado, eram do estado de São Paulo.
Os quatro profissionais haviam viajado ao Rio para participar da sexta edição do Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, que teve início nesta quinta e se estenderá até sábado (7).
Vale destacar que esta é a primeira vez que esse congresso é realizado no continente americano. Entre os palestrantes, encontram-se especialistas renomados da França, Reino Unido, Chile, Estados Unidos, Espanha e Países Baixos.
Segue abaixo informações sobre as vítimas:
Quem são as vítimas:
- Daniel Sonnewend Proença, 32 anos: Formado pela Faculdade de Medicina de Marília em 2016, especializou-se em cirurgia ortopédica. Ele foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos três tiros e estava programado para ser transferido para uma unidade particular.
- Diego Ralf Bomfim, 35 anos: Irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Especialista em Reconstrução Óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Infelizmente, faleceu no Hospital Lourenço Jorge.
- Marcos de Andrade Corsato, 62 anos: Médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Tragicamente, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
- Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos: Especialista em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O médico, que havia comemorado seu aniversário na terça-feira (3), também perdeu a vida no ataque.
Em nota, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP expressou profundo pesar pelo falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex-residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT-HCFMUSP estendeu condolências às famílias e amigos das vítimas