O chefe do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (do PSDB), fez um documento especial porque muitas pessoas estão ficando doentes com dengue. Isso aconteceu na terça-feira (12). Até agora, foram confirmadas 20 mortes por dengue em 2024. O documento será colocado no jornal oficial na quarta-feira (13).
Hoje, terça-feira, a Secretaria da Saúde do Estado (SES) informou sobre mais três pessoas que faleceram. Todas essas três pessoas já tinham doenças antes.
Uma delas era uma mulher de 58 anos que vivia em São Leopoldo, perto da cidade grande. As outras duas mortes aconteceram em uma área chamada Noroeste. Em Santa Rosa, uma mulher de 81 anos faleceu. Em Iraí, um homem de 76 anos também faleceu.
No Rio Grande do Sul, temos confirmados até agora 17,7 mil casos de dengue. Novo Hamburgo, que fica perto da capital, é onde mais gente pegou dengue, com 2,9 mil casos.
Santa Rosa, com três mortes este ano, já tem 1,7 mil casos. São Leopoldo tem 1,3 mil casos. Iraí tem 392 pessoas infectadas contabilizadas.
Sintomas e cuidados
A Secretaria lembra a todos da importância de buscar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sinais de doença
A pessoa pode ter uma temperatura do corpo bem alta, entre 39°C e 40°C, que dura de dois a sete dias. Podem sentir dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor pelo corpo, nas articulações e se sentirem muito mal. Podem ter vontade de vomitar, sentir enjoo, ter diarreia e aparecer manchas vermelhas na pele, que podem ou não coçar.