Continua após a publicidade..
No momento, você está visualizando Dúvidas comuns sobre herpes labial, herpes genital e herpes zóster

Dúvidas comuns sobre herpes labial, herpes genital e herpes zóster

O herpes é uma das infecções virais mais comuns no mundo. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como o vírus se espalha e se manifesta.

Continua após a publicidade..

Herpes labial, genital, zóster… quais são as coisas parecidas e diferentes nos tipos de herpes?

O que causa o herpes?

As feridas no lábio e nas partes íntimas, chamadas herpes labial e genital, são causadas por um vírus chamado Herpes simplex virus (HSV). Essa infecção viral é muito comum em todo o mundo.

Continua após a publicidade..

O vírus que causa herpes labial é o mesmo que provoca o herpes genital?

Geralmente, não. Existem dois tipos de HSV, que são:

HSV-1: Causa feridas dolorosas na boca, nos lábios e pode também provocar lesões na pele, nos olhos e em outros lugares, como na área genital, mas isso acontece com menos frequência.

HSV-2: Causa a maioria dos casos de herpes genital.

Como se pega o HSV-1?

O jeito que o HSV-1 se espalha é quando alguém entra em contato com feridas ou saliva de alguém que tem o vírus pela boca.

A Organização Mundial da Saúde diz que aproximadamente 67% das pessoas com menos de 50 anos em todo o mundo têm o vírus.

Às vezes, o HSV-1 pode ser passado durante o sexo oral, quando a saliva de alguém com o vírus toca a área genital de outra pessoa que não tem o vírus.

Como se contrai o HSV-2?

O HSV-2 é um vírus que pode causar machucados na parte íntima durante o contato sexual. Por isso, o herpes genital é uma infecção que pode passar de uma pessoa para outra durante o sexo.

O vírus pode ser transmitido mesmo quando não há machucados visíveis. Por isso, é importante usar camisinha, embora ela não proteja completamente, pois não impede totalmente o contato entre a pele dos parceiros. Mesmo assim, ela reduz bastante o risco.

Os machucados na parte íntima causados pelo HSV-2 costumam doer muito e incomodar as pessoas afetadas. Além disso, essa infecção é cercada por estigma e preconceito.

De acordo com a OMS, aproximadamente 13% das pessoas de 15 a 49 anos em todo o mundo têm o vírus.

O herpes tem cura?

Não. O vírus fica escondido nas células nervosas e pode ficar quietinho por bastante tempo. Normalmente, algumas coisas podem fazer o vírus aparecer, como ficar doente por causa de outros germes, ter febre, ficar muito no sol, se machucar e outras coisinhas.

Tratamento para o herpes

Os remédios que existem não fazem a infecção ir embora, mas ajudam a diminuir os sintomas e fazem com que a infecção dure menos tempo.

Os remédios mais comuns são o aciclovir, famciclovir e valaciclovir, e geralmente são indicados para quem tem sintomas fortes por muito tempo ou sempre tem lesões aparecendo de novo.

Existe relação entre herpes genital e HIV?

A herpes genital aumenta em três vezes a chance de contrair o HIV e é uma das infecções mais frequentes em quem tem HIV. Mas é importante saber que nem todas as pessoas com herpes genital têm HIV.

Quem tem AIDS e não está em tratamento pode ter casos mais sérios de herpes.

Como prevenir a infecção pelo HSV-1 e pelo HSV-2?

Evite dividir coisas que têm saliva, como canudos, copos e talheres, mesmo se as pessoas não tiverem machucados.

Se tiver um machucado na boca, não deixe outras pessoas tocarem e não divida coisas com saliva.

Se tiver herpes na parte íntima, não faça sexo se tiver feridas e use sempre camisinha. Fale com seu parceiro ou parceira se já souber que tem herpes.

Se estiver esperando um bebê e tiver herpes, fale com seu médico. Lesões ativas têm muitos vírus que podem passar para o bebê quando nascer.

O herpes-zóster é causado pelos mesmos vírus que provocam lesões orais e genitais?

Não. O herpes-zóster é causado pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que provoca a varicela (catapora). Depois de causar catapora, o vírus fica “adormecido” durante toda a vida da pessoa, podendo ser reativado na fase adulta ou em pessoas com baixa imunidade.

Posso pegar herpes-zóster?

Mesmo sendo causado pelo mesmo vírus que causa a varicela, o herpes-zóster não passa de uma pessoa para outra pelo ar. Diferentemente da varicela, onde a doença se espalha pelo ar, no caso do herpes-zóster, a lesão está apenas em um lugar, então não é transmitido pelo ar. No entanto, a doença pode ser passada pelo contato direto, já que o vírus está ativo nas feridas cheias de bolhas.

As lesões são iguais as do herpes genital e labial?

Como o vírus percorre o caminho dos nervos, as feridas podem surgir em diferentes partes do corpo, mas sempre em apenas um lado, ou seja, sem passar da linha que divide o corpo ao meio: o lado direito e o lado esquerdo.

tratamento para o herpes-zóster

O cuidado para isso pode usar os mesmos remédios contra vírus que tratam o HSV-1 e o HSV-2. Como o herpes-zóster se move por um nervo que sente coisas na área onde está, sua irritação pode causar uma dor forte chamada nevralgia exatamente no ponto onde a ferida surgiu.

Há vacina?

im. A vacina é recomendada para adultos acima dos 50 anos e pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos. Deve ser aplicada em duas doses. A vacina não está disponível no SUS e sai em torno de R$ 800 cada dose na rede privada.

A vacina contra a varicela é oferecida pelo SUS em duas doses, aos 15 meses e aos 4 anos.